Vermelho, a cor da realidade: o São Paulo é apenas um clube de futebol

Por Felipe Bandeira

A pior lembrança no futebol que eu tive com futebol foi em um jogo contra o Cruzeiro. Final da Copa do Brasil de 2000, aquela falta no finalzinho. Seria a volta para a Libertadores, foi o que foi, um desastre. Não consigo lembrar direito do jogo, só do que eu senti com aquele gol do Geovani. Foi a Era Valdir Bigode, uma época em que acontecia de tudo, até tomar sete gols da Portuguesa e achar que o Denílson era craque, vai entender…

Enfim, essa volta toda é pra lembrar que esse papo de Soberano, clube diferenciado, padrão europeu, nunca passou de um grande mimimi.

Já atrasamos salários antes, como no famoso caso do “resolve aí trezentinho”, nos tempos de Ricardinho, o único que recebia em dia. Já tivemos zagas no mesmo nível dessa, com Nem e Bordon e Jean e Ameli, por exemplo.

carlos-miguel-sp-pizzutto

No fim das contas, essa crise toda vai servir para que todos nós descubramos que o São Paulo não é esse oásis de inteligência no meio da mediocridade. Estamos nos confrontando com os erros que sempre cometemos, como eleger um presidente por mais tempo que devíamos, demorar para demitir um técnico e nunca contratar o cara certo. E os erros são nossos, os acertos também, mas esses até o Andrés Sanches viu e copiou a maioria.

E as derrotas vão vir, pode até vir o rebaixamento (é bem provável hoje) e elas vão vir porque perder, vejam só que conclusão brilhante, é parte do jogo. E nesses tempos de derrotas é que aparece a graça de torcer para o futebol, como no título de 1998, contra o Corinthians, no meio da Era Valdir Bigode, com Nelsinho Baptista no banco e Raí em campo, um dos títulos mais marcantes também.

Enfim, tricolores do Morumbi, Vila Sônia e adjacências, somos um clube como qualquer outro, ou seja, tudo o que o marketing do clube tentava te dizer era mentira, nunca existiu um soberano, nunca teve um clube europeu no Morumbi, o clube que está lá é brasileiro e gigante, vai levantar, a questão é quando e onde (QUE SEJA NA SÉRIE A!)

blogesquemadejogo.wordpress.com

Twitter: @esquemadejogo

Facebook: facebook.com/EsquemadeJogo